Blog da Patfig - Fotos de casamento

Paço Imperial, a decoração do casamento

29/07/2009 23:54

Conforme havia prometido para vcs, aqui estão as fotos da decoração da festa que fiz no Paço Imperial neste último fim de semana. Bem interessante o lugar. O salão acolheu poucas pessoas, umas 150. E o que se pensava que ia ser uma festa sem dança e pouca animação, nos surpreendeu positivamente e todo mundo se divertiu muito. Principalmente a família, o que é ótimo pois os mais próximos ficaram perto das nossas lentes e clicamos muito. Pq senão teríamos que procurá-los pelo salão, o que tb não seria difícil já que é pequeno.

O marcante da festa é que os convidados interagiram muito com a gente. Graças a Deus, isso sempre acontece. Mas nessa festa foi mais forte. As pessoas chegavam perto e queriam dançar com a gente. Isso aconteceu inúmeras vezes. E a gente dançava junto. É comum ouvir das pessoas que dá para perceber o quanto a gente se envolve com o trabalho. Que bom que a gente passa isso, né?

A Carolina Pires postou no blog dela um assunto bem interessante de qto a gente curte o que faz. Bem interessante o post dela.

Outro ponto interessante em ser fotógrafa do casamento é que vc entra no íntimo da vida do casal. E esse casal, em específico, tem profissões, digamos muito importantes MESMO. Jamais conseguiríamos tanta proximidade se não fôssemos as fotógrafas dele.

Ou seja, a gente só faz bons contatos e vira uma CONNECTOR.

Fatima Guilherme 0978

Fatima Guilherme 0984

Fatima Guilherme 0985

Fatima Guilherme 0990

Fatima Guilherme 0957

Fatima Guilherme 0961

Fatima Guilherme 0968

Fatima Guilherme 0974

Fatima Guilherme 0993

Fatima Guilherme 0995

Fatima Guilherme 0749

Fatima Guilherme 0750

Fatima Guilherme 0752

Fatima Guilherme 0764

Fatima Guilherme 0765

Fatima Guilherme 0769

Fatima Guilherme 0776

Fatima Guilherme 0777

Fatima Guilherme 0782

Fatima Guilherme 0785

Fatima Guilherme 0787

Fatima Guilherme 0793

Fatima Guilherme 0794

Fatima Guilherme 0795

Fatima Guilherme 0797

Fatima Guilherme 0800

Fatima Guilherme 0803

Fatima Guilherme 0806

Fatima Guilherme 0814

Fatima Guilherme 0815

Fatima Guilherme 0820

Fatima Guilherme 0821

Fatima Guilherme 0825

Fatima Guilherme 0839

Fatima Guilherme 0848

Fatima Guilherme 0852

Fatima Guilherme 0853

Fatima Guilherme 0874

Fatima Guilherme 0926

Fatima Guilherme 0927

E, pra fechar, euzinha by Karen.

Fatima Guilherme 0929

Publicado por Patricia Figueira


Para Antes do Casamento

24/07/2009 19:42

Depois de alguns eventos e alguns feedbacks resolvi fazer uma lista de perguntinhas para ser feita antes do casamento.

De repente pode ajudar outras noivas e outros fotógrafos.

O intuito é minimizar os riscos de que algo especial seja esquecido.

Mas quero deixar claro que isso pode acontecer pq ninguém é perfeito, mas se houver uma comunicação clara entre a noiva e o fotógrafo, esse risco diminui muito.

A lista é a seguinte:

  • Qual o lugar do Making of, Cerimonia e Festa?

Aqui vale lembrar um caso que eu vivi quando era assistente de fotografia, treinava nas minhas horas vagas. Fotografei um tempo com um casal de fotógrafos e em um evento, no Making of, já indo embora para a Igreja e conversando com o videógrafo que tb fazia o evento, descobrimos que a Noiva tinha trocado a Igreja. COMO ASSIM? A gente ia parar em outra se Deus não ajudasse as Noivas e os fotógrafos.

Então perguntar na semana do casamento nunca é demais, né?

  • Que horas está no convite para a cerimônia começar?

Isso é importante para podermos nos programar e chegar numa hora boa para fazer a decoração da festa com o salão vazio quando a festa e a cerimônia forem no mesmo lugar. Mas quero deixar claro que imprevistos como trânsito, chuva, acidentes, podem dificultar a nossa chegada ao local. Ah e os convidados, algumas vezes, chegam tão cedinho. Outros já vão direto para a festa.

  • Quem é o cerimonialista, o estilista e o maquiador?

Saber de antemão quem é o cerimonial é muito bom. Cerimonial bom, a gente relaxa. Cerimonial bom não deixa o Cortejo começar se os fotógrafos e videógrafos não estiverem preparados. Preciso depois falar mais sobre isso. Tenho um amigo fotógrafo que perdeu o cortejo dos padrinhos e noivo pq ele, simplesmente, chegou com a Noiva no carro do making of e o Cerimonial deu ordem para o cortejo começar mesmo sabendo que o fotógrafo estaria chegando em 2 minutos pois estava com a Noiva. SURREAL!

  • Qual a hora que o maquiador vai chegar ao making of? (Dizer a hora em que a noiva deve estar pronta)

Isso é importante para que o maquiador possa entregar a Noiva numa hora boa para fazer fotos e ainda sair de lá e ir para a cerimônia com bastante calma.

  • O vestido já está com a noiva ou ficou de ser entregue no dia?

Já vi o vestido atrasar um casamento. O estilista teve um imprevisto e chegou na hora em que a Noiva deveria estar entrando na Igreja. Ter o vestido um dia antes é importante para evitar preocupações e ter tempo legal para fotos.

  • Qtos padrinhos e damas e pajens? Todos vão ficar no altar?

É útil para saber como será a nossa movimentação.

  • Quais os nomes dos pais da noiva e do noivo? E os nomes dos irmãos? Nomes dos avós? Os irmãos são casados?

Importante pq pai, mãe, e irmãos têm que aparecer em muitas fotos. E se souber o nome é melhor para poder achá-los.

  • Pais são casados ou separados brigados ou civilizados?

Importante para saber se vai dar para fazer a foto dos pais lado a lado, ou vai ser aquele climão.

  • Tem avós?

Avó é importantíssimo. Se ficar sentadinho o tempo todo, temos que saber quem é para ir lá de vez em quando para clicá-los.

  • Perguntar se aquela foto de padrinho um de cada lado é importante?

Eu não faço mais questão de fazer aquela foto de padrinho um de cada lado. Prefiro fazer todas as madrinhas juntas e depois todos os padrinhos juntos. É mais rápido e os noivos não ficam tão saturados com fotos. Mas isso quem decide são os noivos.

  • Se tiver um planejamento dos eventos, pedir para a noiva. Saber que horas vai entrar a escola de samba, que horas vão ser distribuídos os brindes, que horas vai acontecer alguma coisa importante.

Importantíssimo para a gente se programar.

  • Pedir ajuda para as mães identificarem as pessoas para as fotos posadas. Caso queira mais fotos na hora das fotos posadas, pedir para fazer uma lista e me entregar.

Importante tb alguém ajudar a gente para identificar as pessoas importantes. Fazer foto posada a esmo a gente faz, mas é bom ter prioridades.

  • Pedir para levar tudo para o making of: bouquet, aliança (se der), lembrancinhas etc.

Garante o registro mais bonito desses itens e minimiza o risco de a gente esquecer isso na festa. Na festa é tudo muito mais tumultuado.

  • Vai ter alguma surpresa no evento?

Importantíssimo. Temos que ser avisados.

  • Quem vai entrar com a noiva na Igreja? Vai ter algo diferente nesse momento? Por exemplo, alguém leva até a ponta e depois ela entra sozinha.

Isso, eu vivi recentemente. A gente, quando da entrada dos noivos, fica lá no altar clicando as entradas. Se, por acaso, a noiva chegar com alguém e esse alguém só a levar até o início do cortejo, não dá para fazer uma foto de pertinho pq a gente tá longe demais. Sabendo disso com antecedência, a gente se prepara e fica ali pertinho deles depois dá um salto para o altar.

  • Vai ter banda na festa tocando de que horas a que horas?

Importante.

  • Quem vai fazer a decoração?

Importante.

  • Tem alguma foto em especial que deseja que seja feita? Avisar. Exemplo: foto das alianças em cima do convite. Nem sempre fazemos essa foto.

Isso é tão importante. Pq nem sempre a gente faz as mesmas fotos em todos os casamentos. E isso é bom para a criatividade. Repetir a cena inúmeras vezes bloqueia o cérebro. :)) Às vezes, um vestido pendurado num lugar com aquela luz do momento não fica tão bom quanto em outro lugar. E aí a gente acaba não fazendo. Nem sempre a gente faz a foto da aliança com os nomes. É importante a noiva falar das prioridades dela.

É isso. Quem quiser acrescentar ou sugerir outras questões, fiquem à vontade. Beijos

Estou um pouco cansada de ser virginiana de ascendência.

Publicado por Patricia Figueira


Palavrinhas sobre a Cerimônia de Casamento Budista

24/07/2009 10:51

Adorei fazer esse casamento budista da Vanessa e do Antônio. Além de serem pessoas maravilhosas, agradáveis, simpáticas, do bem etc, os convidados todos eram muito legais. As pessoas da festa interagiam com a gente. É legal quando isso acontece.

A energia estava muito boa e nós nos sentimos muito bem em estar lá. Pude me aproximar pela primeira vez dessa filosofia e gostei muito do que vi, do que ouvi, das pessoas que conheci. Tinha muita verdade naquele lugar.

Abaixo um texto sobre a filosofia escrito pela própria Vanessa, Noiva:

"Nosso objetivo é ser feliz e levar a felicidade aos outros, nos aceitando como somos, visto que todos temos o estado de buda inerente a todo ser humano.

Na nossa filosofia não há culpa nem pecado, somente a responsabilidade pelos nossos atos e com a nossa felicidade, que depende somente de nós mesmos.""

Abaixo transcrevo um texto explicativo de como é a cerimônia budista para orientar os convidados.

"A cerimônia de casamento no Budismo de Nitiren Daishonin é composta da realização do Gongyo – que literalmente significa “prática assídua”– e consiste na recitação dos 2º e 16º capítulos do Sutra de Lótus, seguidos da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo – mantra que tem o significado de “Sintonizar a minha vida (Nam) com a energia cósmica universal (Myo-Ho), gerando causas e efeitos positivos (Ren-Gue) para transformar minha própria vida (Kyo).”

Segue-se, então a cerimônia do San San Kudo uma tradição milenar japonesa cujo nome significa “três-três-nove vezes”. Três taças são levadas aos noivos, uma de cada vez. Cada taça é usada três vezes: a primeira taça é usada pela noiva, depois pelo noivo, e novamente por ela, vice-versa com a segunda taça, e assim por diante. Os noivos fazem menção de beber duas vezes, e, na terceira, tomam todo o conteúdo. Na cultura japonesa, o número 3 significa boa sorte e o número 9 a aspiração à máxima boa sorte. A primeira taça simboliza gratidão, a segunda juramento, e a terceira o desejo de prosperidade.

Nesse momento, todos, ainda que possuam outras religiões, podem dirigir sua energia ao casal, determinando a felicidade permanente e indestrutível do mesmo, e que suas vidas sejam dedicadas a conduzir toda a humanidade ao caminho da felicidade.

Após, os noivos trocam as alianças em silêncio, e os convidados os parabenizam batendo palmas. Em seguida, o brinde se repete, incluindo também os pais e padrinhos.

A cerimônia se encerra com palavras de felicitação do celebrante e finalmente com a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo três vezes."

Bj

Publicado por Patricia Figueira


Decoração de Casamento Budista

21/07/2009 15:46

No fim de junho fiz o meu primeiro casamento budista dos noivinhos Vanessa e Antônio, mais conhecido como Japa.

É incrivelmente interessante. Depois transcrevo o texto explicativo da Filosofia aqui que a Vanessa me enviou.

Uma das partes mais marcantes é a decoração que carregou nos tons vermelhos, véus pendurados no teto, detalhes, velas em grande quantidade, almofadas coloridas, tapetes, flores vermelhas, uma iluminação quente.

Quando me deparei com esse cenário surtei de felicidade.

Mas, o que ninguém me avisou é que os convidados chegariam muito antes de começar a cerimônia. Chegaram com uma hora de antecedência e foram se acomodando. Quando a gente chegou lá, não tínhamos mais o salão vazio :((. Quem estava em parceria de filmagem era o Beto Santoro que conseguiu chegar um pouco mais cedo do que eu, mas mesmo assim tb não conseguiu o salão vazio.

Ah, o mais importante, o nome da poderosa decoradora e cerimonialista responsável por essa ESPETACULAR decoração é Maria de Lourdes, de Niterói. Sinistra de boa. Adorei. Eficaz e com uma equipe muito simpática.

Vanessa 1768

Vanessa 1796

Seguem algumas fotos.

Vanessa 0275

Vanessa 0278

Vanessa 0292

Vanessa 0297

Vanessa 0300

Vanessa 0302

Vanessa 0307

Vanessa 0312

Vanessa 0317

Vanessa 0319

Vanessa 0325

Vanessa 0329

Vanessa 0332

Vanessa 0335

Vanessa 0338

Vanessa 0343

Vanessa 0344

Vanessa 0346

Vanessa 0353

Vanessa 0357

Vanessa 0359

Vanessa 0369

Vanessa 0373

Vanessa 0384

Vanessa 0388

Vanessa 0391

Vanessa 0400

Vanessa 0408

Vanessa 0412

Vanessa 0439

Vanessa 0475

Vanessa 0483

Vanessa 0490

Vanessa 0502

Vanessa 0505

Em breve tem mais...

Publicado por Patricia Figueira


Casamento da Carol Castro

20/07/2009 14:04

Esse fim de semana, o Cláudio Olliver me ligou para dizer que os melhores momentos do vídeo de casamento da atriz Carol Castro estava no ar no site dele http://olliverproducoesvideo.com.br

Fui lá conferir e realmente estava o máximo.

Em tempo, quem fez as fotos do casamento dela foi nosso grande amigo e talentoso Victor Miguel.

A gente fica feliz quando alguém do meio artístico, seja ator, designer, cantor etc nos escolhe ou escolhe algum amigo para registrar o casamento deles pq são pessoas que valorizam mais a questão estética do nosso trabalho. Claro que há noivas que não são do meio artístico e tb se incluem nessa categoria.

Fica aqui meus parabéns para a dupla de profissionais maravilhosos, o Olliver e o Victor Miguel.

E não deixem de assistir ao vídeo da Carol Castro. A edição está o máximo, um trabalho impecável, e a Carol está linda e merece tudo de bom no casamento dela.

Um grande beijo

Publicado por Patricia Figueira


Fotos no Palácio Guanabara

18/07/2009 11:59

Olá amiguinhos,

E o sábado chegou, mais rápido do que eu esperava. Queria terminar de tratar todas as fotos que tenho pendentes até amanhã, mas estou vendo que será um desafio inalcançável. Ainda vai sobrar um casamento para a semana que vem.

O tratamento de fotos é muito desgastante. A gente tira fotos demais e depois para acertar o tom de cada uma mais ou menos individualmente é um trabalho hercúleo. Mas com o tempo a gente pega a prática e hj consigo tratar um casamento em 3 dias inteiros. Bem, estou vendo uma luz no fim do túnel.

Esse casamento que vou mostrar agora é de uma noiva incrivelmente maravilhosa. Uma menina de ouro, doce, coração aberto, linda, charmosa, ousada etc. Acho que eu ia me perder aqui em elogios para a Carol. E que família, que noivo fofo, que rei de avô.

Gente do bem, gente que faz bem encontrar nessa vida e desfrutar de momentos tão agradáveis. Gente que a gente não vai esquecer nunca. Ainda mais depois do casamento que a Carol virou minha melhor amiga e só me viu 2 vezes, uma na contratação e outra no casamento. Mas a gente tem um carinho mútuo que parece que a gente se vê toda semana.

Continuo pedindo a Deus que ele me abençoe mandando sempre noivas assim para mim.

C Carol Flavio 0109

B c Carol Flavio 0123pb

B c Carol Flavio 0143

B c Carol Flavio 0151pb

Carol Flavio 0164

C Carol Flavio 0201

Vivemos um episódio muito interessante. Queríamos fazer umas fotos diferentes no Palácio Guanabara. É sempre a mesma coisa lá. Pensamos juntas e decidimos fazer as fotos com o Palácio atrás. Bem, a gente sabe que no Palácio Guanabara, nada pode se vc perguntar ou não perguntar.

Quando tentei fotografar a Marise em 03/04 foi um custo fotografar no Jardim atrás do Palácio. E no Jardim não tem nada demais, fica escuríssimo. Podia ficar melhor iluminado para que as noivas desfrutassem de um cenário mais bonito. Mas o bonito do Palácio é a frente dele. Ah, queria mesmo fotografar a noiva nas escadarias, mas aí já seria muito mais ousado.

Então combinamos que nem íamos perguntar se podia ficar ali em frente fotografando. A gente marcou de se encontrar lá após o making of no Hotel e quando a Carol chegou estávamos prontas e clic clic clic. Tirei um monte de fotos até que o guardinha chegou perguntando se tínhamos autorização. Temos, sim, dissemos. Até parece que iria adiantar alguma coisa ter autorização ou não. O guardinha mandou a gente parar de fotografar. Nos fingimos de bobas e concordamos em parar, mas a gente já tinha feito as fotos. Eu queria mesmo era subir nas escadas, mas aí acho que eu seria presa nesse momento. :))))))

Fiquei feliz tb de o guardinha não pedir para eu apagar as fotos. Bem, agora acho que vai ser mais difícil alguém fazer fotos ali. :))))

B c Carol Flavio 0215

B c Carol Flavio 0216

B c Carol Flavio 0221

Então fomos para trás, para o jardim mal iluminado. Mas com a desenvoltura e performance da Carol, ficou lindo, ela ficou linda.

B Carol Flavio 0268

Carol Flavio 0276pb

B c Carol Flavio 0300

E é isso. Tenho que correr que hj tem almoço na família.

Algumas fotos mais.

B c Carol Flavio 0461pb

B c Carol Flavio 0471pb

B c Carol Flavio 0473pb

B c Carol Flavio 0564pb

B Carol Flavio 1013pb

B Carol Flavio 1018pb

B Carol Flavio 1025pb

Carol Flavio 1042pb

Carol Flavio 1053

Carol Flavio 1056

C Carol Flavio 1627pb

Só para fechar, quem foi comigo nesse wedding foi o Lobão, menino fotógrafo talentoso e que fez muito sucesso na festa.

Pra terminar.

Carol Flavio 1963

Carol Flavio 1967

B c Carol Flavio 1672pb

Beijinhos

Publicado por Patricia Figueira


Casamento da Mãe do Homem-Aranha

15/07/2009 10:39

Flavia Massieri 0423

Flavia Massieri 0444

Flavia Massieri 0463

Tava frio lá em Teresópolis no dia 13/06/2009. O casamento foi de dia e tivemos que sair muito cedo de Niterói. Não dava para dormir por lá no dia anterior, pq era dia dos namorados e a gente tinha que aproveitar. :))))

Mas depois dos primeiros clicks, até suamos.

Flavia Massieri 0219

Flavia Massieri 0238

O noivo veio dar uma conferida para tomar o último choppinho de solteiro. Vendado, claro.

Flavia Massieri 0495

Flavia Massieri 0521

Flavia Massieri 0544

Mais fotos

Flavia Massieri 0853

Flavia Massieri 0884

Flavia Massieri 0937

Flavia Massieri 1220

Flavia Massieri 1680

Flavia Massieri 1681

Flavia Massieri 1684

Flavia Massieri 1767

Flavia Massieri 1781

Flavia Massieri 1879

Flavia Massieri 1922

Flavia Massieri 2013

Flavia Massieri 2067

Flavia Massieri 2077

Flavia Massieri 2717

Flavia Massieri 3060

Flavia Massieri 3855

Flavia Massieri 3864

Flavia Massieri 3866

Flavia Massieri 3884

Flavia Massieri 5409

Flavia Massieri 5415

Flavia Massieri 5434

bj Daqui a pouco tem mais

Publicado por Patricia Figueira


Sanae em Preto e Branco

12/07/2009 17:17

Acho que nas próximas duas semanas ficarei totalmente em dia com o tratamento de fotos. Aí vou viver um momento até então nunca vivido. Estamos nos organizando e conseguindo dar saída e empurrar a fila de álbuns pendentes para frente. Estou animada com os próximos dias. É trabalho de 8h da manhã até 2h da manhã. Mas vejo uma luz no fim do túnel.

B Sanae 0016

C Sanae 0066pb

Sanae 0117pb

B Sanae 0125pb

B Sanae 0225pb

B Sanae 0235pb

Sanae 0252pb

B Sanae 0246pb

B Sanae 0256pb

B Sanae 0316pb

B Sanae 0339pb

B Sanae 0341pb

C Sanae 0268pb

Sanae 0318pb

Sanae 0348pb

Sanae 0349pb

C Sanae 0332

Beijo

Publicado por Patricia Figueira


Gripe Suína: Tô Bolada

10/07/2009 13:37

Amigos,

Esse surto de gripe Suína no Brasil anda me deixando preocupada. Acabei de ler que temos mais de 1000 casos no Brasil. De ontem pra hj, foram uns cem a mais.

As meninas da CEC estão meio assustadas com essa pandemia. Eu, mais ainda. Pq o risco de encontrar algum infectado numa festa de 600 pessoas pode não ser pequeno.

A gente tem pensado em várias forma de se prevenir.

Queria perguntar para as noivinhas:

O que vocês acham de o fotógrafo e o videógrafo do seu casamento usarem máscaras descartáveis pelos menos na festa onde há muito contato com as pessoas no salão. Na cerimônia, talvez não seja tão importante.

Seria uma forma de nos prevenir e prevenir os outros tb, pq nós temos contatos com diversas pessoas numa festa.

E aí, o que me dizem? Tô surtando? Ou não?

Publicado por Patricia Figueira


Fumaça de pista?

08/07/2009 01:11

A ilustração abaixo foi feita por Leandro Mello.

Cartilha Noivas Fumaca

Estou aqui tratando as fotos de um casamento e sofrendo para tratar fotos com fumaça de pista.

Entendo que isso faz parte do trabalho do DJ e que eles fazem na melhor das intenções para ter um efeito legal de luz, como disse a Fernanda Floret.

O fato é que perde-se muuuuuuuita foto por causa da fumaça e as fotos não ficam tão bonitas quanto sem fumaça. E o efeito de luz fica até mais bonito sem a fumaça.

Mas para nós, fotógrafos, é muito frustrante ver fotos muito legais comprometidas por causa da fumaça. Em salão pequeno e fechado é ainda mais complicado.

E tb, é muito difícil a gente pedir para dar uma seguradinha, pq pode significar que estamos dando pitacos. Então, eu me viro como posso.

O importante é sempre o equilíbrio.

Bem, no fim tudo sempre dá certo. Depois de concluir o trabalho de tratamento das fotos, a gente vê e percebe que o trabalho tá legal. Mas é meio tenso na hora de tratar as fotos.

Alteração do Post

Acabei de receber um comentário que achei muito importante colocar aqui no corpo do post. Joana Cohen já vivenciou problemas sérios com o aparelho que solta a fumaça da pista.

"Além de atrapalhar o fotógrafo e muito, essa fumaça é perigosa. Aliás, o aparelho que produz fumaça é perigoso. Em um casamento o DJ colocou o aparelho em frente àpista de dança (lógico), e ao passar por ali, como a pista estava lotada, queimei meu pé. Doeu horrores e demorou meses para a marca sair do pé. Semana passada em uma festa, uma criança foi andar para trás, tropeçou nesse aparelho, e caiu sentada em cima dele. Acabou a festa para a criança e para os pais. Foram direto para o hospital, toda a coxa da criança em carne viva. Qualquer festa que eu dê, a fumaça está proibida. Enfim, só atrapalha…. em todos os aspectos…."

Publicado por Patricia Figueira


Artigos antigos: 1 2